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Mal-estar civilizatório A ausência de um Estado que cumpra s 2796

Mal-estar civilizatório

A ausência de um Estado que cumpra seu papel mediador das vidas humanas e dos bens a elas relacionados vem contribuindo para o aumento, no Brasil, do que a psicanálise chama de mal-estar civilizatório. O conceito é relativo ao homem do mundo moderno e às angústias que ele vive. Aplica-se a uma cultura firmada em torno dos valores da razão científica e tecnológica, na qual inexiste a figura de um legislador central que concentre o poder e concilie os interesses do corpo social de uma forma democrática. A ausência dessa figura gera mal-estar ao criar um impasse permanente para cada indivíduo/sujeito: como conciliar as aspirações próprias de prazer e satisfação - o gozo, para a psicanálise - com os desejos dos outros?

Como o Estado e o conjunto de entidades a ele ligado - os responsáveis por essa mediação na atualidade - são incapazes de fazer essa conciliação entre as diferentes partes da sociedade, o mal-estar se instaura, trazendo, junto com a desigualdade, suas conseqüências: a possessão absoluta de bens por uma pequena parcela da população e a carência massiva da maior parte dela.

A falta de mecanismos de proteção para o último grupo, deixado ao léu pelo Estado, é, para Birman, prova de que estamos diante de uma instituição que promove o genocídio. Esse descaso acarreta o aumento da criminalidade, da violência e da delinqüência, não apenas nas classes populares, mas também nas dominantes. Como exemplo, o psicanalista aponta a corrupção que invade o meio político nos seus mais altos níveis hierárquicos.

Assim, enquanto instituições mediadoras - como as de previdência, assistência e bem-estar social - são progressivamente desarticuladas, " a economia vai ganhando uma espécie de autonomia". Essa carência na população vai levando, por um lado, ao aumento da barbárie que sustenta esse crescente grupo e, por outro, à privatização dos sistemas de segurança para proteger as classes mais privilegiadas dessa mesma barbárie.

Júlia Dias Carneiro. In: Ciência Hoje, vol. 30, p. 54 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto I, julgue os itens a seguir.

Uma das ideias implícitas no texto é a de que a razão científica e a tecnologia não promovem a conciliação dos interesses sociais de forma democrática.

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